Algumas Maneiras de Esfriar Seu Ar Comprimido

Algumas Maneiras de Esfriar Seu Ar Comprimido

O tubo de vórtice deixa o ar frio pela mesma razão que uma lata de ar comprimido fica fria quando eu limpo meu teclado de computador, certo?

Essa é uma pergunta comum, e uma vez que ambos começam com ar comprimido e terminam acabar com o ar mais frio, não é uma suposição errada. Mas a resposta é não; eles não são iguais. Ambos são fenômenos físicos curiosos, no entanto:

As latas de ar comprimido ficam frias quando elas estão descarregando por causa de um princípio termodinâmico conhecido como o efeito adiabático. Quando você pressionar um gás ao comprimi-lo em um recipiente, você está colocando todas essas moléculas em um volume menor de espaço…e você está adicionando energia potencial pela compressão. Então, quando você libera o gás de volta a pressão atmosférica, aquela energia tem que ir para algum lugar … por isso é emitida na forma de calor – a partir do ar no interior da lata, como a pressão dentro da lata diminui. Agora, o ar que não está sob tanta pressão como quando você apertou o botão na parte superior da lata vai começar a sair da lata muito em breve. Quer dizer, há tanto ar lá dentro, certo? Então, como a energia é desprendida imediatamente após a queda de pressão, quando ele sai da lata, está a uma temperatura mais baixa do que antes de começar a pulverizar.

Os tubos de vórtice, por outro lado, geram um fluxo de ar frio por um fenômeno completamente diferente da física chamado de Princípio de Tubo de Vórtice (Vortex):

 

 Você pode obter muito mais ar frio – e uma temperatura muito mais baixa – a partir de um tubo de vórtice do que a partir de uma lata de ar comprimido.

Se você precisa de um fluxo seguro e confiável de ar frio, encontrou a solução com os Equipamentos de Resfriamento Exair. Nós temos 24 modelos de tubos de vórtices para escolher, assim como soluções para aplicações de resfriamento inovadoras como o Spot Cooler Ajustável, Mini Cooler, Sistemas Resfriadores de Painéis Cabinet Cooler. Para saber mais, entre em contato conosco.

Compartilhar o artigo

Widecoat

4 Comments

  1. ate quantos graus consegue abaixar a temperatura , qual a faixe de preço , onde pode ser comprado

    Responder
    • Boa tarde Ademir, o tubo vortex vai de 32ºC a -20ºC em 50 segundos! Entre em contato conosco para cotação e mais informações. Abs!

      Responder
  2. Ola,

    gostaria de saber o preço de cada tipo de tubo de vortice e a temperatura que eles chegam.

    Obrigado,
    Michel.

    Responder
    • Bom dia Michel, o tubo de vórtice vai de 32ºC a -20ºC em 50 segundos.
      Enviaremos um catálogo com mais informações no seu email.
      Entre em contato conosco para saber qual o produto indicado para sua aplicação.
      Abraços,

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
LinkedIn
Facebook