Bicos de Ar Comprimido- Projetados x Comerciais x Caseiros

Contact Us

Bicos de Ar Comprimido- Projetados x Comerciais x Caseiros

Entre as soluções de sopro com ar comprimido, existe uma série de opções que os clientes devem considerar. A equipe de manutenção da planta deve configurar algo no local? Existe uma opção de baixo custo disponível em um catálogo? Ou existe uma solução projetada disponível? Se houver o que isso quer dizer?

Tabela Ar Comprimido

Em última análise, o exercício de comparar estas opções irá ajudar a escolher a melhor opção para a aplicação e para a empresa. A fim de fazer essas comparações, vamos considerar cada opção com base nos seguintes atributos: força, nível sonoro, segurança, eficiência, repetibilidade e custo. Estes são os fatores que têm impacto na execução da aplicação, e nos resultados da empresa.

Força

O quanto de força você precisa na sua aplicação?
O quanto de força você precisa na sua aplicação?

Aplicações de sopro requerem certa quantidade de força para executarem o trabalho desejado. Se o sopro for a uma linha de engarrafamento, por exemplo, iremos necessitar de uma força menor do que no sopro em um bloco de motor. Mas, não importa a necessidade de aplicação, vamos considerar a capacidade da solução para fornecer um alto nível de força, alto impacto de sopro. Bicos comerciais e caseiros produzem forças de nível baixo a médio, havendo necessidade de mais ar comprimido para completar um trabalho. Bicos projetados produzem níveis elevados de força, minimizando o uso de ar comprimido.

Nível Sonoro

Exposição Máxima de Ruído Permitido OSHA

Alguma vez você já foi a um concerto e sentiu sua audição reduzida quando você saiu? Isso ocorre também com funcionários  em ambientes industriais com níveis sonoros não regulamentados. Soluções de sopro caseiras ou não projetadas tem o risco de um aumento dos níveis sonoros que estão fora dos limites de nível sonoro aceitáveis. Os bicos EXAIR projetados minimizam o nível sonoro para um funcionamento silencioso e utilização contínua.

Segurança

Todos os produtos da Exair estão de acordo com os regulamentos da OSHA.
Todos os produtos da Exair estão de acordo com os regulamentos da OSHA.

Segurança no trabalho é um assunto sério para todos, desde o pessoal do chão de fábrica para a gerência executiva. Se você está trabalhando  com um dispositivo gerador de ar comprimido ou perto dele, ou tomando decisões para a sua empresa que têm a ver com o sistema de ar comprimido, a segurança é, sem dúvida, uma prioridade. Infelizmente, bicos caseiros e comerciais disponíveis normalmente não conseguem satisfazer os padrões da OSHA para requisitos de pressão (OSHA Padrão 29 CFR 1910,242 (b)). Isto significa que estas soluções podem representar um risco de ar comprimido injetado na pele, resultando em uma embolia que pode causar ferimentos graves ou mesmo a morte.

Os bicos EXAIR, no entanto, nunca excedem os limites de pressão e proporcionam um caminho de fuga para o fluxo de ar se o bico estiver bloqueado. Este aspecto da segurança é inerente a todos os projetos EXAIR, aumentando assim a segurança na aplicação.

Eficiência

Arrastamento do Super Bico de ar Exair.
Arrastamento do Super Bico de ar Exair.

O ar comprimido é o utilitário mais caro em qualquer instalação. A energia entra como uma fonte elétrica e é convertida em ar comprimido por meio de um compressor onde até dois terços desta energia é perdida na forma de calor. O resultante 1/3 da energia convertida é então canalizado ao longo de uma instalação como ar comprimido, onde até 1/3 do ar é perdida com vazamentos. Com isto em mente, maximizando a eficiência de uma solução de ar comprimido torna-se imperativo. Uma solução caseira ou bico comercial não maximizam a utilização do ar comprimido. O resultado é uma necessidade em aumentar o fluxo ou aumentar a pressão, ambas resultam em custos de energia mais elevados.

Os bicos da EXAIR são projetados para a força máxima por CFM. Isto significa que qualquer um dos seus bicos irá produzir a força mais elevada com o menor consumo possível de ar comprimido. Isso reduz a demanda de ar comprimido no sistema e permite pouca necessidade de energia. Menos demanda de energia significa menores custos de energia, que impacta diretamente os resultados da sua empresa.

Repetibilidade

Bicos de Ar Comprimido Exair

Ao instalar uma solução de bicos, é importante ter a mesma força e vazão a partir de cada unidade. Se uma solução precisa ser ajustada ou balanceada, ter várias forças e vazões em uma configuração caseira irá gerar dificuldade e pode ser impossível fazer os ajustes. O aumento na velocidade ou volume da linha pode não ser possível devido à variação na vazão e força de saída nas configurações caseiras. A solução projetada irá ter a mesma vazão e força, permitindo ajustar os bicos conforme necessário para atingir a solução perfeita na sua aplicação.

Custo

Consumo de ar de um Tubo Aberto

Economia de Dinheiro e Ar Comprimido

Para muitos clientes e empresas, o aspecto mais importante de qualquer solução é o custo. Mas será que a solução funciona? E quanto custa? Quando se trata de uma solução de sopro caseiro ou comercial, pode ou não funcionar e terá um baixo custo de compra. Mas, o preço de compra não é toda a história quando se trabalha com ar comprimido. O custo real de um item está na operação e uso. Assim, enquanto uma solução caseira vai ser barato para fazer e instalar, será exponencialmente mais cara para operar quando comparado com uma solução projetada. Como o exemplo acima. Um tubo de cobre a céu aberto é comparado a um Bico de Ar Super Mini Modelo 1102 EXAIR. O tubo de cobre custa pouco para instalar, muitas vezes menos do que o bico EXAIR, mas custa quase dois mil dólares a mais para operar em um ano. Traduzindo, se instalar uma solução de custo baixo vai pagar por ela em custos de utilidade.

Os bicos EXAIR e as soluções projetadas são concebidos para a força máxima, o mais baixo nível de ruído possível, a conformidade de segurança OSHA, o máximo de eficiência, e repetibilidade máxima. Esses fatores permitem opções que não só resolvem os problemas de aplicação, mas também tornam o custo total mais baixo possível. Se você tiver um aplicação que necessita de uma solução de sopro, entre em contato com os nossos engenheiros de aplicação.

Share this post?

Renato Brito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
LinkedIn
Facebook