Eliminando a Estática na Indústria Gráfica

Contact Us

Eliminando a Estática na Indústria Gráfica

Quando o tempo fica frio e seco, a estática pode ser gerada com muita facilidade, e se tornar um problema. Para a indústria gráfica, as forças estáticas podem puxar ou empurrar as gotas de tinta, criando assim qualidade de impressão inferior, como imagens “fantasmas”. A estática também pode fazer com que contaminantes grudem nas superfície das folhas afetando o processo de impressão. Isso pode retardar a produção, gerar altas taxas de descarte, e qualidade inferior. Neste post, descreveremos os detalhes de uma empresa gráfica com problemas estáticos e uma solução simples com um eliminador de estática Gen4.

Para esta empresa gráfica, a estática estava causando problemas na qualidade de impressão em suas folhas de polipropileno.

O polipropileno é um material não condutor que pode gerar grandes quantidades de estática, causando muitos problemas. A operação manual (mover, deslizar, e escolher as folhas de polipropileno) estava gerando estática. Agora que encontramos a causa, tínhamos que encontrar a solução.

Eles enviaram fotos para descrever o processo mais detalhadamente. Um operador pegava numa folha com as dimensões de 0,9m de largura por 1,5m de comprimento de um recipiente. Ele carregava três folhas de polipropileno sobre uma mesa de vácuo grande ao lado da máquina de impressão. A mesa tinha uma barra indicadora que utilizava as luzes amarelo e verde para alinhar cada folha. Quando as luzes indicadoras ficavam verdes, significava que a folha estava alinhada corretamente, e o operador, então, apertava um interruptor.

Um trilho duplo então vinha e pegava as três folhas. O trilho de vácuo puxava as novas folhas para uma plataforma de deslizamento, ao mesmo tempo retirava as folhas impressas numa área de empilhamento. Com as novas folhas, esta plataforma deslizante ia para máquina de impressão, onde o cabeçote de impressão criava as imagens.

Uma vez que a impressão era concluída, a plataforma deslizante voltava para a posição original onde o processo se repetia. Com toda a manipulação móvel das folhas de polipropileno, a estática era gerada. Para melhorar o seu processo de impressão removendo a estática, tivemos que focar em uma área onde não teríamos que nos preocupar com a regeneração estática.

A EXAIR é um fabricante líder de  eliminadores de estática, e tivemos uma boa discussão para resolver seu problema. Idealmente, queremos colocar o eliminador de estática um pouco antes do processo de impressão.

Nesta aplicação recomendamos que colocassem uma Barra Ionizante Gen4 logo atrás da barra indicadora.

Isso eliminaria qualquer estática das folhas a caminho da plataforma deslizante. Uma vez que as folhas eram de 0,9 metros de largura, seria necessário cobrir uma área de 2,7 metros no total. E a EXAIR possui uma Barra Ionizante desse comprimento!

Este cliente não teria que se preocupar com quaisquer lacunas na cobertura do comprimento. Além disso, a Barra Ionizante Gen4 é bem fina e não iria interferir com o sistema de trilho de vácuo. Assim, quando o trilho de vácuo pegar as folhas de polipropileno, a Barra Ionizante Gen4 irá remover a estática da superfície de impressão.

Barra Ionizante Gen4 com Fonte de Alimentação 7960

Foi recomendada a Barra Ionizante Gen4 modelo 80108 com Fonte de Alimentação 7960. Este modelo pode emitir ions que cobrem uma superfície de 2,73 metros. A Fonte de Alimentação Gen4, que gera um sinal de 5,000 Volt, conecta-se a Barra Ionizante Gen4 com um cabo durável eletromagneticamente blindado.

A corrente alternada gerada pela fonte de alimentação permite a criação de ambos íons positivos e negativos de cada ponto. Isto irá assegurar a neutralização de qualquer tipo de estática.

A Barra Ionizante pode ser posicionada entre 13 e 51 milímetros da superfície da folha para otimizar as taxas de decaimento. Depois da Barra Ionizante ter sido montada e usada, a estática foi removido rapidamente, e os problemas de impressão foram eliminados.

Com um conjunto rápido e simples, o cliente aumentou a qualidade e produtividade rapidamente.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os eliminadores de estática!

Share this post?

Renato Brito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
LinkedIn
Facebook