Eliminação de Estática no Processo de Embalagem com a Super Lâmina de Ar Gen4 da Exair

Contact Us

Eliminação de Estática no Processo de Embalagem com a Super Lâmina de Ar Gen4 da Exair

A Super Lâmina de Ar Gen4 da Exair impede choques incômodos para os operadores e elimina interferências na aplicação.

O acúmulo de eletricidade estática é um problema comum para muitas aplicações. Este tipo de geração estática é conhecido como acumulação estática de separação. O acúmulo de estática de desprendimento ocorre quando um material está em contato com outro e essas duas superfícies se separam uma da outra. Durante a separação, nem todos os elétrons são capazes de voltar à sua molécula original. Isso resulta em uma carga estática instantânea conforme os elétrons são transferidos de um objeto para outro. Devido à grande área de superfície na maioria dos cenários de acúmulo estático de destacamento, a quantidade de estática gerada é normalmente muito maior do que o acúmulo estático de contato. O acúmulo de estática de desprendimento ocorre em muitas aplicações conforme o material se separa de um rolo a granel.

Isso normalmente ocorre em uma alta velocidade e a grande área de superfície ao longo da largura do rolo apresenta uma situação ideal para o acúmulo de estática. Essa carga pode fazer com que o material grude e não saia do rolo de maneira adequada, criando problemas no futuro. Também pode resultar em choques dolorosos para os operadores, o que não apenas representa um risco à segurança, mas também afeta negativamente a produtividade.

Recentemente, trabalhamos com um cliente que estava enfrentando alguns problemas com o processo de uma linha de embalagens de doces. A alta carga estática estava sendo descarregada para seus operadores ao mesmo tempo que fazia com que a máquina travasse periodicamente e precisasse ser parada, cortada e alimentada novamente. Usando o medidor estático modelo 7905, eles mediram cargas de mais de 31 kV no material.

A solução foi instalar uma Super Lâmina de Ar Ionizado Modelo 112024 acima e abaixo da teia para saturar o material com íons positivos e negativos. A lâmina carrega os íons para a superfície do material e garante que a carga seja neutralizada imediatamente após o contato. Depois de instalar uma lâmina acima e outra abaixo do material, a carga foi neutralizada e pararam os choques incômodos experimentados pelos operadores próximos.

Cada vez que a máquina travava, demorava cerca de 30 minutos para consertar. Esse problema estava ocorrendo de 3 a 4 vezes por dia e a máquina funcionava 24 horas por dia, 7 dias por semana. Simplesmente instalando as Super Lâminas de Ar Ionizado, eles ganharam até 2 horas a mais de tempo de produção, eliminando a presença de estática no processo.

Não deixe que a estática continue a criar dores de cabeça para o seu pessoal. Obtenha uma solução permanente da EXAIR e certifique-se de que os processos estejam funcionando sem problemas.

Se você também tem problemas de estática afetando sua produção, entre em contato conosco que iremos ajudá-lo! 

Share this post?

Renato Brito

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
LinkedIn
Facebook